Animado polo resultado da última visita esta manhá voltei por Valdovinho para fazer outro recenseamento de aquáticas. O tempo foi bastante mau (algo de vento, com chuvascos intermitentes) e houvo que empregar o paraugas, mas pagou a pena.
Ponho directamente os resultados do mais salientável, tal como aparece na lista de hoje em ebird. Nalgum caso ponho o novo nome galego aprovado por acordo dos expertos e que será o oficial na nossa língua proximamente:
- 4 Cercetas de estio (Spatula querquedula)
- Dezenas de patos frisados (Mareca strepera)
- 55 Alavancos (Anas platyrhynchos), entre eles 3 fêmeas con 6, 8 e 9 pitos de curta idade (5-15 dias, ponhamos)
- 5 Cercetas reais (Anas crecca)
- 8 Mergulhons pequenos (Tachybaptus ruficollis). Escoitados cantos territoriais, aínda que non costumam aninhar até que o nível hídrico se estabiliça (por Junho-Julho)
- 1 Rascom (Rallus aquaticus). Só um exemplar detectado em duas horas de escoita! Alarmante declive. Cumpre sacar o javali do humedal JÁ, polo civil ou polo militar.
- 1 Galinha de rio (Gallinula chloropus). Aplique-se o ponto anterior
- 5 Galinholas negras (Fulica atra). Esta sp nunca foi reprodutora abondante por mor do regime mareal que possui este humidal na primavera.
- 1 Maçarico chiador (Numenius phaeopus). As observaçons foram desde A Pesqueira, e ademais a lagoa estava cheia. Seguro que na praia haveria limícolas fugindo da delinquência mascoteira.
Cercetas do estio (Spatula querquedula), abaixo à esquerda
Mergulhons pequenos (Tachybaptus ruficollis) à entrada do "Lago Pequeno"
Galinhola negra (Fulica atra)
Além das aquáticas propiamente ditas anotei dous paxaros de muito interesse:
- 1 Folosa das canaveiras (Acrocephalus scirpaceus) a cantar. Primeiro registo este ano
- 5 Escrevedores das canaveiras (Emberiza schoeniclus lusitanicus). 4 deles machos cantores nas zonas habituais
Escrevedor das canaveiras (Emberiza schoeniclus lusitanicus) fêmea
E quando já estava a piques de subir ao carro esta garça vermelha passava a voar sobre mim nos prados de Lago com rumo NW. Surpresa de última hora. A Frouxeira é assi de maravilhosa.
Garça vermelha (Ardea purpurea)
Agora começa o melhor momento do ano para visitar a lagoa (até o 10-15 de maio). Lembrade que a visita será muitíssimo mais produtiva se a lagoa está baleira e zoam ventos de nordês.
Ningún comentario:
Publicar un comentario
Para comentar es necesario identificarse con nombre y apellidos